Este blog foi criado para a diciplina Teorias da Ética com o objetivo de divulgar nossas impressões sobre o tema.
Membros: Olegário Borges e Viturino Ribeiro
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Os pragmatistas são relativistas ou etnocêntricos?
Os pragmatistas são vistos pelos realistas como “relativistas” sob três visões diferentes:a primeira visão é a de que toda e qualquer crença é tão boa quanto qualquer outra, segunda, a de que a “verdade” é um termo equivoco possuindo tantos significados quanto houver procedimentos de justificação e, finalmente a terceira , a de que não há nada a ser dito nem sobre a verdade nem sobre a racionalidade para além das descrições dos procedimentos familiares de justificação de uma dada sociedade- a nossa- emprega em uma ou outra área de justificação.
Os pragmatistas tomam o terceiro ponto de vista etnocêntrico para uma justificação baseada na solidariedade. Entretanto, os pragmáticos não têm uma teoria da verdade nem uma teoria relativista, enquanto partidários da solidariedade sua avaliação do valor da investigação humana cooperativa só possuem uma base ética não uma base epistemológica ou metafísica- ele snão possuem nenhuma epistemologia relativista
para os pragmastista não que ha um natureza entricica para se pensar uma ética. Para eles nao se pode fundamenta uma ética em grandes em sistemas metafisicos ou epstemologigos.
Não sei, mas acho que os pragmatistas me lembra os grandes mestres sofistas como protagoras por exemplo. com sua frase o homemé a medida de todas as coisas. o que voce acha viturino.
Postado por: Aremir e Camila 07 de Dezembro de 2011
Talvez seja possível ver essa relação se primeiro, considerar os pragmatistas enquanto "relativistas" no mesmo sentido do "relativismo sofistico". No entanto, os realistas é que acusam os pragmatistas de relativistas, postulando aqueles três pontos de vista que foram citados no texto acima postado. Segundo se se considera os pragmatistas despojados das crenças absolutas de sistemas metafísicos e/ou epistemológicos que pretendem buscar objetividade/verdade, é também possível ver essa relação, pois em certo sentido, os sofistas também não se apegaram a crenças absolutas, mas buscavam mostrar que tudo era relativo, mostrando uma mesma coisa sob duas faces.
O blog é dinâmico e nos mostra com clareza o que é pragmatismo. Os textos postado aqui são de muita importância e nos demonstram as dificuldades que a pragmatismo encontrou ao longo do tempo.
para os pragmastista não que ha um natureza entricica para se pensar uma ética. Para eles nao se pode fundamenta uma ética em grandes em sistemas metafisicos ou epstemologigos.
ResponderExcluirNão sei, mas acho que os pragmatistas me lembra os grandes mestres sofistas como protagoras por exemplo. com sua frase o homemé a medida de todas as coisas. o que voce acha viturino.
ResponderExcluirPostado por: Aremir e Camila 07 de Dezembro de 2011
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTalvez seja possível ver essa relação se primeiro, considerar os pragmatistas enquanto "relativistas" no mesmo sentido do "relativismo sofistico". No entanto, os realistas é que acusam os pragmatistas de relativistas, postulando aqueles três pontos de vista que foram citados no texto acima postado. Segundo se se considera os pragmatistas despojados das crenças absolutas de sistemas metafísicos e/ou epistemológicos que pretendem buscar objetividade/verdade, é também possível ver essa relação, pois em certo sentido, os sofistas também não se apegaram a crenças absolutas, mas buscavam mostrar que tudo era relativo, mostrando uma mesma coisa sob duas faces.
ResponderExcluirO blog é dinâmico e nos mostra com clareza o que é pragmatismo. Os textos postado aqui são de muita importância e nos demonstram as dificuldades que a pragmatismo encontrou ao longo do tempo.
ResponderExcluirhttp://macintyr.blogspot.com/