quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Os pragmatistas são relativistas ou etnocêntricos?

Os pragmatistas são relativistas ou etnocêntricos?
                   Os pragmatistas são vistos pelos realistas como “relativistas” sob três visões diferentes: a primeira visão é a de que toda e qualquer crença é tão boa quanto qualquer outra, segunda, a de que a “verdade” é um termo equivoco possuindo tantos significados quanto houver procedimentos de justificação e, finalmente a terceira , a de que não há nada a ser dito nem sobre a verdade nem sobre a racionalidade para além das descrições dos procedimentos familiares de justificação de uma dada sociedade- a nossa- emprega em uma ou outra área de justificação.
           Os pragmatistas tomam o terceiro ponto de vista etnocêntrico para uma justificação baseada na solidariedade. Entretanto, os pragmáticos não têm uma teoria da verdade nem uma teoria relativista, enquanto partidários da solidariedade sua avaliação do valor da investigação humana cooperativa só possuem uma base ética não uma base epistemológica ou metafísica- ele snão possuem nenhuma epistemologia relativista

4 comentários:

  1. Francisco Iran
    O blog aborda a questão da fé. Só por esta razão já pode ser considerado de difícil conciliação de ideias, pois a fé é um tema polêmico por si mesmo, abrangendo a imposição do medo do inferno para quem não crê em “deus”, a partir de regras e regulamentos severos. Ao passo que muitos veem o inferno como essa prisão em forma de superstições que rodeiam nossas vidas, contudo é apenas uma pequena parcela que pensa assim, pois a maioria aceita a religião que nos empurra para a sua idiotice e aprovação obrigatória.

    ResponderExcluir
  2. Francisco Iram, o termo "crença" explorado no texto acima apresentado não se refere à fé religiosa, mas sim a "doxa" ou "conhecimento".

    ResponderExcluir
  3. o utilitarista parece que não entedeu o sentido de fé ao qual os pragmatistas se referem, eles abordaram a questão por um lado simplesmente religioso, quando na verdade o sentido ao qual os prgmatistas se referem é uma crença no sentido de uma "doxa" ou "conhecimento". portanto o utilitarista precisa reformular sua "doxa".

    ResponderExcluir
  4. Para os realistas os pragmatistas se resumem em crença, verdade e ao mesmo tempo não há relação entre ambos. Ao final os pragmatistas não adotam nem uma teoria e nem a outra, enquanto que os partidários da sociedade se utilizam apenas de uma base ética.

    ResponderExcluir